Especial Prefeituras

Quevedos: agropecuária e turismo como pilares

House D

Localizado na região central do Estado, a cerca de 53 km de São Pedro do Sul e 78 km de Santa Maria, está o município de Quevedos. Com forte tradição religiosa e a agropecuária que é uma das principais fontes de renda do município. E, atualmente, divide espaço com plantações, como as de soja, que ocupa mais de 50% do território, e fumo. A produção de leite, cereais e ovinos completam a economia do município. Sob gestão do prefeito Mauro Bayer, Quevedos tem se desenvolvido através da agropecuária e do agronegócio e oferecendo a seus moradores melhorias na saúde, administração pública e obras de infraestrutura.


Saúde 

A atual gestão da saúde prioriza a qualidade dos serviços oferecidos na Unidade Básica de Saúde. Além da renovação na frota de veículos, o investimento dos recursos foi destinado a capacitação dos profissionais e principalmente em atividades de ações de saúde preventiva nas comunidades com campanhas de conscientização e prevenção de doenças. O próximo passo da administração é a obra de ampliação da UBS. Esses investimentos auxiliam na melhoria contínua da saúde e cooperam com a premissa de oferecer o melhor apoio possível para seus habitantes.


Educação 

Através de recursos próprios está investindo na qualidade do ambiente escolar com mais 60% de execução total da obra em construção de EMEI. O município também conta com projeto de adequação a acessibilidade, com reformas para inclusão de sanitários PNE e rampas na cidade. Em parceria com o Estado do Rio Grande do Sul, estão finalizando a obra da Rua Coberta, convênio com SETUR, e em fase final de acabamento da obra de ampliação da UBS, em convênio da Rede Bem Cuidar, também parceria com o Estado.


Turismo rural 


Quevedos se destaca por suas belezas naturais e cenários deslumbrantes que encantam os moradores e visitantes, e é agraciada pelas águas do rios Toropi e Toropi Mirim. Um dos importantes projetos em implantação é uma rota turística para fomentar e divulgar o turismo rural e cultural no município de maneira que a comunidade se envolva, participe e assimile o turismo como uma alternativa de renda, agregando valor aos produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural.

Já o Balneário Alto Toropi é outro local atrativo, com área de camping e de banho, o espaço conta com churrasqueiras, estrutura para acampamento, quadras esportivas e quadra de bocha. O crescimento turístico e econômico de Quevedos ainda proporciona aos moradores e visitantes belas vistas da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Quebra Dentes, que com três turbinas totalizando 22,3 MW de potência, é uma barragem de produção de energia sustentável que integra o Complexo Toropi. Em março deste ano, foi realizado o teste piloto da rota turística, os passeios proporcionam conexão com a natureza e vivências com culturas diferentes do meio urbano.



Prefeitura na comunidade 

A administração municipal lançou o projeto “Prefeitura na Comunidade”, que tem como objetivo levar uma gama de serviços públicos aos Núcleo Comunitário Rural (NCRs) do município, através da integração de todas as secretarias municipais. Foi desenvolvida atividades de saúde, como testes rápidos, vacinação, atendimento odontológico e nutricional, e serviços de cidadania, como atualização de cadastros. A programação para o próximo encontro irá oferecer expedição de documentos, orientações jurídicas, atendimento médico e muito mais. Aproximar os munícipes das atividades desenvolvidas pela gestão é um dos principais objetivos do projeto.


Confira nosso vídeo especial sobre Quevedos:

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

House Diário

producao@diariosm.com.br

Restinga Sêca: inovação e preservação são as pautas da gestão Anterior

Restinga Sêca: inovação e preservação são as pautas da gestão

Nova Palma: uma joia no centro do estado Próximo

Nova Palma: uma joia no centro do estado

publieditorial